sexta-feira, 10 de Maio de 2024  00:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Rock Sinfónico

Rock Sinfónico


dia 6 de Dezembro pelas 21h30/ ano 2013

Teatro Aveirense


Uma nova abordagem coral

O Orfeão de Barrô apresenta a sua mais recente produção musical onde serão interpretados alguns dos temas mais célebres do rock português, numa versão para Coro, Combo Jazz e Quarteto

de Cordas.

Biografias

Orfeão De Barrô
Não se pode falar da história do Orfeão de Barrô sem referir o então denominado Centro Cívico e Social ABARCA, hoje Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque. Foi com a construção deste Centro que nasceu a ideia do Orfeão de Barrô o qual deu os seus primeiros passos no dia 15/12/2000, com a iniciativa do saudoso Comendador Eng.º Adolfo Roque, o seu Fundador. O Orfeão de Barrô, sob a batuta do diretor artístico Prof. Joaquim Branco, atuou, pela primeira vez, aquando da inauguração do Centro Cívico e Social, a 29/6/2002.
A partir de então o Orfeão de Barrô atuou em inúmeras salas do Continente, Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e Espanha.
Em janeiro 2009 e a convite de Sua Ex.ª o Sr. Presidente da Republica, deslocou-se a Belém, para aí cantar as Janeiras. No dia 9 de janeiro de 2010, o Orfeão de Barrô fez o lançamento oficial do seu 1ºCd, intitulado “Momentum Perpetuum”. Nesse mesmo lançamento e pela primeira vez atuaram o “Ensemble Vocal do Orfeão de Barrô”, que é constituído por jovens coralistas do nosso Orfeão.
Pela primeira vez em novembro de 2010, o Orfeão de Barrô, realizou o Concerto Adolfo Roque, evocando assim a data de nascimento do seu fundador e mecenas, passando a organizar anualmente um concerto em junho, (data da fundação da ABARCA e do Orfeão de Barrô) e em novembro o Concerto em homenagem ao seu Fundador.
A 6 de janeiro de 2012 e a convite da Assembleia da Republica Portuguesa, o Orfeão de Barrô cantou “As janeiras” no Parlamento, tendo sido elogiada a sua atuação pela Presidente daquele Órgão, bem como dos deputados, funcionários e demais convidados presentes.
Em 2013, o Orfeão de Barrô, adquiriu ao compositor e maestro Luís Cardoso, várias arranjos de peças de música ligeira portuguesa, preparando em exclusivo um concerto denominado “CONCERTO ROCK SINFÓNICO”, que apresentou em estreia exclusiva no dia 11 de maio no auditório do Centro Cívico Eng.º Adolfo Roque em Barrô, com um enorme sucesso, quer pela qualidade de execução, quer pela originalidade do espetáculo apresentado.
Este espetáculo apresentado com coro e acompanhamento musical (Cordas, piano, e combo jazz) está previsto ser realizado em várias salas de espetáculos do país, promovendo assim a musica coral e demonstrando aos espetadores, que é possível aliar a música coral a todos os genros musicais e muito particularmente à música rock portuguesa.
O Orfeão de Barrô, representa a área cultural da ABARCA – Associação Barroense de Recreio Cultura e Assistência, Instituição de Utilidade Pública.
Desde outubro de 2005, é seu diretor artístico, o Prof. Sérgio Brito.

Sérgio Brito | Maestro
Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos com seu pai na Casa do Povo de Águeda. Ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 1992, onde concluiu o Curso Complementar de Piano. Ganhou vários prémios como pianista.
Frequentou vários cursos de técnica e interpretação pianística.
Realizou recitais a solo e em música de câmara em vários pontos do país. É Licenciado em Ensino de Música, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Lecionou as disciplinas de acordeão e música de conjunto na Escola de Música da Casa do Povo de Águeda, foi professor de piano e pianista acompanhador no Conservatório de Música de Coimbra, dirigiu pela primeira vez o Coro Misto do Orfeão de Águeda, com apenas 14 anos, no qual foi maestro principal de 1999 até novembro de 2005.
Atualmente, é professor de piano no Conservatório de Música de Águeda.
É maestro fundador do Coro da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, maestro principal do Orfeão de Barrô, maestro fundador do Ensemble Vocal do Orfeão de Barrô e acordeonista da Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda.
Em 2010, frequentou o Mestrado em Música, na área de Direção Coral, na Universidade de Aveiro Desde então, e paralelamente à sua carreira docente, já realizou centenas de concertos e espetáculos por todo o país e estrangeiro, bem como gravações para a rádio e televisão, na qualidade de músico e maestro.

Preço único: €5
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®